quinta-feira, 13 de agosto de 2009

vamos "dançar" ao som de um novo ritmo...

O RAP está aí! O CNE está em processo activo de renovação da sua oferta educativa. Para alguns o tema poderá não dizer muito mas irá tocar de perto a todos. A Flor de Lis publicou, recentemente, uma entrevista com o Ch Ivo Faria, coordenador de todo o processo. Abaixo fica uma pequena transcrição das partes mais relevantes.

DM: "O que é e porquê um programa de renovação do Escutismo"?

IF: "A Renovação da Acção Pedagógica (RAP) é a uma tradução não literal de “Renewed Aproach to Programme”, que significa exactamente “Renovação da Abordagem ao Programa”.Este é um projecto de renovação desenvolvido a nível internacional...repensarem o projecto educativo e a oferta pedagógica".

DM: "Quais são os objectivos de base do RAP"?

IF: "Achamos que era importante reforçar a acção...de educação não formal ou seja, na linha do aprender fazendo...(Tendo em conta forma) como trabalhamos nas quatro secções faltava algo que interligasse melhor as idades. Em Portugal, notámos que nas transferências ou passagens de secções perdíamos muitos elementos porque não se adaptam à secção seguinte".

DM: "Que inovações concretas introduz"?

IF: "Sem grandes desenvolvimentos, o RAP traz: uma proposta educativa para a associação; um novo sistema de progresso; um quadro simbólico e místico renovado; uma equipa de patronos renovada; modelos de vida para ajudar a enriquecer os imaginários das actividades e seis áreas de desenvolvimento pessoal".

Renovação Pedagógica

Alguns números e datas do projecto RAP

69 mil – número aproximado de escuteiros a nível nacional, segundo censos de 2008.

16 mil – número aproximado de escuteiros na Região de Braga, a mais numerosa do país.

94 – é o número de agrupamentos que a nível nacional estão a testar o RAP.

24 – número de agrupamentos na Região de Braga que estão a testar o RAP.

1 – Monserrate é o único agrupamento de Viana do Castelo que está incluído na fase piloto do RAP.

2001 – data do arranque do projecto em Portugal.

2003 – aprovada a definição dos objectivos.

2006 – aprovada a organização das secções.

2008 – início da fase piloto.

2009 – conclusão da fase piloto.

2010 – início da implementação em todos os agrupamentos

Como se pode verificar, o processo está bem lançado. Resta saber até que ponto se conseguirá transmitir toda a informação em tempo útil aos diversos níveis do CNE.

2 comentários:

Susana disse...

inicia já em 2010 em todos os agrupamentos? a minha única questão é, e os dirigentes de todos os agrupamentos já receberam a formação necessária para intruduzirem esta nova proposta educativa nas secções? é que sou apologista da mudança, mas é preciso boas bases para o sucesso geral!


canhota amiga!

Mocho Astuto disse...

tanto quanto eu sei, o ano de 2010 será de preparação de todo o processo para que em 2011 seja implementado em todos os agrupamentos.