domingo, 23 de agosto de 2009

Oficina do Mocho - Plantas e árvores (Oliveira)

A Oliveira (Olea europaea) é um das árvores mais abundantes em Portugal. As árvores são baixas com uma casca grossa e retorcida e podem atingir idades muito avançadas. Estima-se que existam algumas oliveiras em Israel e na Palestina com cerca de 2500 anos de idade!
É uma árvore de folha perene (quer dizer que nunca perde completamente a folha), cujo fruto - a azeitona - é dos mais apreciados a nível mundial.




É precisamente do seu fruto que é extraído o azeite, a gordura vegetal por excelência. Esta gordura, além de ser a mais saudável a nível alimentar, também dá um sabor característico aos cozinhados.
As folhas são adstringentes e antisépticas. Para usar, esmagar 2 mãos cheias de folhas e colocar em água a ferver (250ml) e deixar evaporar até aos 200ml. Se for bebido, pode ajudar a baixar febres. Aplicado externamente, tem propriedades anti-sépticas.
A madeira de oliveira é dura e compacta, sendo difícil pegar-lhe fogo. No entanto, assim que começa a arder, dura muito tempo e liberta muito calor (tem muitos BTUs). Além disso, liberta um cheiro agradável enquanto arde.
Esta madeira também é muito utilizada na produção de utensílios devido à sua cor, durabilidade e toque suave. A preparação da madeira envolve bastante trabalho, pelo que não existe uma produção em grande escala com este material. Devido ao tempo que estas árvores demoram a crescer, nunca devemos abater oliveiras! Toda a madeira que recolhermos deve ser retirada de árvores mortas ou que já tenham sido abatidas previamente.

Sem comentários: