sexta-feira, 21 de agosto de 2009

biblioteca

O livro de hoje foi o penúltimo escrito por B.-P., já aos 82 anos de idade em Paxtu, a sua moradia final, no Quénia. Em muitos aspectos, este livro parece fazer um compêndio de muitas das coisas que foi escrevendo ao longo da sua vida. Na sua capa podemos observar uma imagem de um explorador a remar a sua própria canoa!
B.-P. explicou, mais tarde, que que esta escolha de título serviu como uma mensagem para todos os Escuteiros, mas que seria mais adequada para outro dos seus livros - "A caminho do Triunfo" (Rovering to Success) - que descreve uma viagem de canoa num dos seus capítulos.

Durante o livro Baden-Powell tenta passar a mensagem aos Escuteiros de que devem estar preparados para tratarem de si mesmos. Ao contrário dos livros anteriores, este livro é especificamente escrito para um público mais jovem, com recurso a desenhos mais "humorísticos".

O facto de ter sido publicado em 1939 também faz com que haja uma preocupação óbvia com o ambiente tenso pré-Segunda Guerra Mundial. Isto fica bem claro nos conselhos enviados aos leitores acerca do "Dever do Serviço".

"Certa vez tive um exercício de natação para homens e cavalos com o Regimento. Como é óbvio, apenas homens que soubessem nadar deviam participar. Para nosso horror e espanto, um dos homens quase se afogou. Quando ele foi assistido e reanimado, perguntamos-lhe se sabia nadar. Ele repondeu "Não", mas como todos os outros pareciam conseguir ele foi atrás e descobriu que não conseguia!

Se quiseres ter sucesso na tua vida, tens de saber ler e escrever e não o consegues sem antes ir à escola para aprender. Do mesmo modo, se quiseres ser uma pessoa útil e salvar vidas ou fazer serviço público, tens de aprender e praticar antes, tornando-te um Escuteiro.

Estou muito contente que, em todo o lado, os Escuteiros estão a preparar-se para serem úteis caso sejam chamados ao Serviço".

Estou, neste momento, a fazer a tradução do livro para português... Com tempo e alguma paciência, se houver interessados posso colocá-lo online.

Sem comentários: