domingo, 23 de agosto de 2009

Baú de Memórias - o Jamboree de 1929

Em 1929 celebrou-se o terceiro Jamboree Mundial, juntando cerca de 50.000 participantes de 42 países diferentes! Ficou conhecido como o "Jamboree da Maioridade" já que, à altura, se celebravam os 21 anos do Movimento (idade legal de maioridade no Reino Unido naquela altura).
O acampamento teve lugar em Arrowe Park, na área de Birkenhead. O local foi providenciado sem custos pela Corporação local.




Segundo a descrição de R.H. Kiernan em 1939, "...de barco, comboio, avião e estrada, os Escuteiros avança, em direcção a Arrowe Park. Os Indianos caminharam centenas de milhas através das montanhas e selvas para chegarem a estações de comboio; os Alemães vieram à boleia desde Grimsby; os escuteiros pobres Ingleses chegaram a Birkenhead a pé de muito longe; e alguns Americanos chegaram de Plymouth num vagão de comboio".




Além de celebrar a maioridade do Escutismo, este Jamboree tornou-se um marco pelo elevado número de participantes internacionais e pelo ambiente de fraternidade e amizade que se criou entre os participantes. Em termos organizativos foi um sucesso total, apesar da forte chuva que se fez sentir. De facto, ainda hoje se fala do "Jamboree da Chuva"!




O Jamboree terminou com uma Marcha de Despedida ao Escuteiro-Chefe Mundial. Escuteiros de todas as nações, ombro a ombro em filas de 25 elementos, marcharam com as suas bandeiras e os chapéus na ponta das varas numa animação ruidosa. No fim os escuteiros formaram uma grande roda - a "Roda da Amizade" - ao redor de Baden-Powell. Começou então o discurso final de B.-P.: "Aqui está o machado da guerra, da inimizade, dos maus sentimentos, que agora enterramos em Arrowe Park" - disse B.-P., enterrando um machado num barril de setas douradas. E continuou de seguida: "De todos os cantos do mundo vocês viajaram até este grande encontro de fraternidade e irmandade mundial. Hoje envio-vos de Arrowe Park para o mundo, levando o meu símbolo de paz e fraternidade. Cada um de vós é meu embaixador, levando a minha mensagem de amor e fraternidade nas asas do sacrifício e do serviço aos confins do mundo. Daqui em diante, o símbolo escutista da Paz será a Seta Dourada. Levem-na depressa e longe, para que todos os homens possam conhecer a irmandade do Homem".


De seguida, Baden-Powell enviou quatro setas douradas aos quatro pontos da bússola, tendo sido passadas de mão em mão através das nações do mundo. Caiu um grande silêncio. A sua mensagem final foi dada:



"Quero que todos vós leveis para os vossos países uma boa impressão da Grã-Bretanha e de todos os rapazes que aqui conheceram e das pessoas que tentarem ser boas para convosco. Claro que qualquer asno pode ver os pontos negativos numa pessoa ou num país, mas um bom escuteiro procurará os aspectos positivos noutras pessoas. Quero que se lembrem dos aspectos positivos em nós e se esqueçam dos negativos. Digam aos vossos amigos nos vossos países todo o bem que puderem sobre nós, para que todos possamos pensar melhor uns dos outros. Partam daqui como embaixadores da boa vontade e da amizade. Cada um de vós, escuteiros, não importa a idade ou tamanho, pode espalhar boas palavras sobre este país e sobre os que aqui conhecestes. Só posso mais dizer "Adeus a todos vós…" Entretanto, tentem continuar o vosso trabalho escutista. Tentem ser melhores escuteiros do que o normal. Tentem ajudar outros rapazes, especialmente os mais pobres, a virem e a serem felizes, saudáveis e uns cidadãos úteis como vós próprios. E agora, adeus e que Deus vos abençoe a todos".

Sem comentários: