quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Baú de memórias - o "primeiro" acampamento de escuteiros

Todos já ouviram falar do primeiro acampamento experimental em Brownsea. No entanto, poucos terão ouvido falar do que foi, verdadeiramente, o primeiro acampamento escutista!
O acampamento, propriamente dito, realizou-se entre os dias de 22 de Agosto e 4 de Setembro de 1908 perto do vilarejo de Humshaugh.
A preparação da actividade, no entanto, começou bem antes disso numa edição da revista "Scout" no dia 18 de Abril de 1908...
Aí, perguntava-se aos rapazes: "Quem, de entre vós, quer passar uma quinzena debaixo de uma tenda com uma Patrulha de rapazes, sob o cuidado do General Baden-Powell? Haverá algures um rapaz cujo coração não fique aos saltos com esta ideia"?
Segundo a mesma revista, todas as despesas estavam incluídas (alimentação e transporte) e prometiam-se as melhores férias de sempre! A revista organizou uma competição baseada em votos para escolher os 30 participantes, o que se tornou num sucesso! O primeiro participante acumulou cerca de 29 mil votos!
B.-P. escreveu nessa altura: "...estou muito ansioso para realizar mais um acampamento este Verão (...) para praticar Escutismo e a vida ao ar livre (...). Eu aceito rapazes de qualquer classe. Sejam de Eton (N. do T., escola elitista de Inglaterra) ou dos bairros de lata do East End. São todos iguais para mim (...) desde que estejam dispostos a trabalhar no Escutismo".

Os rapazes foram organizados em 5 Patrulhas (Cangurús, Maçaricos, Corvos, Touros e Mochos). Além disso, foi criada uma Patrulha extra - a Lobo - cujos membros foram convidados a participar. Ao todo, 36 rapazes acabaram por participar no evento.

As actividades realizadas em campo incluiam actividade física, visitas a locais históricos das redondezas (incluindo ruínas romanas), banhos no rio, construção de abrigos, pioneirismo, construção de fogueiras, utilização de mapas e bússolas...

Uma das situações mais caricatas envolveu Donald Baden-Powell, sobrinho de B.-P. que, para se abrigar da chuva forte, se escondeu debaixo do colchão de folhas tendo sido dado como desaparecido durante algumas horas! Claro que o caso foi imediatamente utilizado no Fogo de Conselho!

Os Fogos de Conselho eram já, nesta altura, uma das alturas mais características do acampamento. Henry Holt (um dos participantes) relembra: "Durante o Fogo de Conselho ele (B.-P.) era fantástico e mantinha o ritmo elevado com as canções e as estórias." "Uma quantidade enorme de talento foi aparecendo à medida que o acampamento decorria..." Reportagem na revista "The Scout", em Setembro de 1908. O acampamento em Humshaugh foi planeado para ser um modelo não apenas para os que já eram escuteiros mas também para os restantes jovens. Foi preparado para mostrar todas as potencialidades do Escutismo. No início do ano de 1908, o Escutismo estava numa fase muito inicial do seu desenvolvimento. Quando se chegou ao fim do ano, já existiam mais de 50.000 escuteiros registados na Grã-Bretanha!

A partir deste momento, o Escutismo começou a proliferar por outros países, principalmente os que tinham contacto directo com a Grã-Bretanha. Mas essa história fica para outra altura!

(fotos retiradas de Scouting Milestones)

Sem comentários: