domingo, 16 de agosto de 2009

Oficina do Mocho - árvores e plantas

Com esta entrada, damos início a uma série de "oficinas" onde serão tratados uma série de temas relacionados com técnicas escutistas.
O primeiro tema tem a ver com a vida em campo e de que forma podemos utilizar as árvores e plantas que estão à nossa disposição.



Dente-de-leão (Taraxacum officinale)


O dente-de-leão é a planta mais conhecida do género Taraxacum. As propriedades medicinais da planta já são conhecidas há muitos séculos, nomeadamente: a raiz é usada como tónico, purificadora do sangue, indicada para reumatismos, como diurético, laxativo e para facilitar a digestão e estimular o apetite. Além disso, contribui para aumentar a produção de bílis e como tal é adequado para os problemas de fígado e vesícula. O chá preparado a partir das folhas ou das raízes é indicado à hipertensão e deficiência cardíaca.

O que talvez não seja tão conhecido é a sua utilização como alimento. De facto, esta erva é muito nutritiva e com importantes propriedades. É particularmente rica em vitaminas, minerais e certas proteínas. O seu conteúdo de carotenóides é extremamente elevado, o que se reflecte no seu alto valor em vitamina A (mais alto do que o da cenoura). Para além disso, o dente-de-leão é rico em vitamina C, assim como cálcio, potássio e ferro. Uma chávena da planta fornece a mesma quantidade de cálcio do que meio copo de leite!
Todas as partes das plantas podem ser utilizadas: folhas, flores e raízes. As flores podem ser consumidas em saladas quando ainda jovens e as raízes podem ser retiradas do solo no Outono e secas ao sol ou no forno para guardar para o Inverno. As folhas são colhidas na Primavera até ao final de Maio. As folhas jovens têm um sabor mais suave, que se vai tornando amargo à medida que a planta cresce, podendo ser comidas cruas em saladas ou cozidas como espinafres ou grelos.
Atenção: nunca se devem comer plantas que estejam em contacto com pesticidas sem as lavar muito bem!
O uso de plantas para fins medicinais deve ser feito apenas por pessoas com muita experiência ou por indicação do médico!
Bom proveito!

Sem comentários: