domingo, 30 de agosto de 2009
Oficina do Mocho - Jogos
Oficina do Mocho - Plantas e árvores (Borragem)
A erva fresca tem um cheiro parecido com o pepino. Quando colocada na água, dá-lhe uma certa frescura e um ligeiro travo a pepino. Se misturada com limão e açúcar no vinho, pode ser bebida como uma bebida refrescante de Verão. Antigamente, as flores eram usadas em misturas com açúcar e água aquecidas para serem usadas como doces ou compotas. Esta mistura era dada a pessoas que estivessem enfraquecidas por doenças prolongadas.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Para onde vai o CNE?
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Jornal de Parede - Vamos celebrar o nosso patrono!
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Biblioteca
uma pintura da casa de B.-P.
uma vista a partir da varanda da casa de B.-P.
Cada uma das pinturas tem uma pequena história associada, que ajuda a colocar em contexto o que se vê... Além disso, o livro também tem alguns dos famosos desenhos a preto e branco com que B.-P. ilustrava os seus livros... Sem dúvida que vale a pena passar os olhos por este livro!
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Oficina do Mocho - Jogos
domingo, 23 de agosto de 2009
Oficina do Mocho - Plantas e árvores (Oliveira)
É precisamente do seu fruto que é extraído o azeite, a gordura vegetal por excelência. Esta gordura, além de ser a mais saudável a nível alimentar, também dá um sabor característico aos cozinhados.
Baú de Memórias - o Jamboree de 1929
De seguida, Baden-Powell enviou quatro setas douradas aos quatro pontos da bússola, tendo sido passadas de mão em mão através das nações do mundo. Caiu um grande silêncio. A sua mensagem final foi dada:
"Quero que todos vós leveis para os vossos países uma boa impressão da Grã-Bretanha e de todos os rapazes que aqui conheceram e das pessoas que tentarem ser boas para convosco. Claro que qualquer asno pode ver os pontos negativos numa pessoa ou num país, mas um bom escuteiro procurará os aspectos positivos noutras pessoas. Quero que se lembrem dos aspectos positivos em nós e se esqueçam dos negativos. Digam aos vossos amigos nos vossos países todo o bem que puderem sobre nós, para que todos possamos pensar melhor uns dos outros. Partam daqui como embaixadores da boa vontade e da amizade. Cada um de vós, escuteiros, não importa a idade ou tamanho, pode espalhar boas palavras sobre este país e sobre os que aqui conhecestes. Só posso mais dizer "Adeus a todos vós…" Entretanto, tentem continuar o vosso trabalho escutista. Tentem ser melhores escuteiros do que o normal. Tentem ajudar outros rapazes, especialmente os mais pobres, a virem e a serem felizes, saudáveis e uns cidadãos úteis como vós próprios. E agora, adeus e que Deus vos abençoe a todos".
As novas tecnologias no Escutismo
Para os Dirigentes que contactam directamente com os jovens, esta nova realidade implica uma actualização constante sob pena de passarmos a "falar" linguagens diferentes! Outra tentação a evitar será a de "fazer" Escutismo ao teclado de um computador!
No entanto, não se pode negar que a utilização das "novas tecnologias" poderá trazer alguns benefícios interessantes. Nomeadamente no que diz respeito à difusão mais alargada e rápida da informação, à criação de grupos de interesses entre elementos que estejam à distância (e que de outra maneira não se poderiam contactar) e à maior difusão da mensagem escutista.
Claro que tudo isto não pode, nem deve, substituir o que é a essência do Escutismo... Poderá ser introduzido como parte de um novo Sistema de Progresso?
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
biblioteca
O facto de ter sido publicado em 1939 também faz com que haja uma preocupação óbvia com o ambiente tenso pré-Segunda Guerra Mundial. Isto fica bem claro nos conselhos enviados aos leitores acerca do "Dever do Serviço".
"Certa vez tive um exercício de natação para homens e cavalos com o Regimento. Como é óbvio, apenas homens que soubessem nadar deviam participar. Para nosso horror e espanto, um dos homens quase se afogou. Quando ele foi assistido e reanimado, perguntamos-lhe se sabia nadar. Ele repondeu "Não", mas como todos os outros pareciam conseguir ele foi atrás e descobriu que não conseguia!
Se quiseres ter sucesso na tua vida, tens de saber ler e escrever e não o consegues sem antes ir à escola para aprender. Do mesmo modo, se quiseres ser uma pessoa útil e salvar vidas ou fazer serviço público, tens de aprender e praticar antes, tornando-te um Escuteiro.
Estou muito contente que, em todo o lado, os Escuteiros estão a preparar-se para serem úteis caso sejam chamados ao Serviço".
Estou, neste momento, a fazer a tradução do livro para português... Com tempo e alguma paciência, se houver interessados posso colocá-lo online.
"Tuit"-adas do Mocho
- Criatividade precisa-se para o Ano Europeu do Voluntariado...
- Fescut volta a dar música...
- Caminheiros "retiram-se" em oração...
Oficina do Mocho - Jogos
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Baú de memórias - o "primeiro" acampamento de escuteiros
Os rapazes foram organizados em 5 Patrulhas (Cangurús, Maçaricos, Corvos, Touros e Mochos). Além disso, foi criada uma Patrulha extra - a Lobo - cujos membros foram convidados a participar. Ao todo, 36 rapazes acabaram por participar no evento.
As actividades realizadas em campo incluiam actividade física, visitas a locais históricos das redondezas (incluindo ruínas romanas), banhos no rio, construção de abrigos, pioneirismo, construção de fogueiras, utilização de mapas e bússolas...
Uma das situações mais caricatas envolveu Donald Baden-Powell, sobrinho de B.-P. que, para se abrigar da chuva forte, se escondeu debaixo do colchão de folhas tendo sido dado como desaparecido durante algumas horas! Claro que o caso foi imediatamente utilizado no Fogo de Conselho!
Os Fogos de Conselho eram já, nesta altura, uma das alturas mais características do acampamento. Henry Holt (um dos participantes) relembra: "Durante o Fogo de Conselho ele (B.-P.) era fantástico e mantinha o ritmo elevado com as canções e as estórias." "Uma quantidade enorme de talento foi aparecendo à medida que o acampamento decorria..." Reportagem na revista "The Scout", em Setembro de 1908. O acampamento em Humshaugh foi planeado para ser um modelo não apenas para os que já eram escuteiros mas também para os restantes jovens. Foi preparado para mostrar todas as potencialidades do Escutismo. No início do ano de 1908, o Escutismo estava numa fase muito inicial do seu desenvolvimento. Quando se chegou ao fim do ano, já existiam mais de 50.000 escuteiros registados na Grã-Bretanha!
A partir deste momento, o Escutismo começou a proliferar por outros países, principalmente os que tinham contacto directo com a Grã-Bretanha. Mas essa história fica para outra altura!
(fotos retiradas de Scouting Milestones)
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Oficina do Mocho - árvores e plantas (Salgueiro)
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Que imagem passamos?
Jornal de Parede
A ENCC (Equipa Nacional dos Caminheiros e Companheiros) está a dinamizar o Boletim Mensal da IV Secção: ENC'Caminho...
Os 2 primeiros números já viram a luz do dia!
Quem quiser receber directamente o boletim pode enviar um mail à equipa responsável
biblioteca
Baden-Powell, Junho 1910
Jornal de Parede
próxima paragem...Rossio
domingo, 16 de agosto de 2009
Oficina do Mocho - árvores e plantas
Dente-de-leão (Taraxacum officinale)
O dente-de-leão é a planta mais conhecida do género Taraxacum. As propriedades medicinais da planta já são conhecidas há muitos séculos, nomeadamente: a raiz é usada como tónico, purificadora do sangue, indicada para reumatismos, como diurético, laxativo e para facilitar a digestão e estimular o apetite. Além disso, contribui para aumentar a produção de bílis e como tal é adequado para os problemas de fígado e vesícula. O chá preparado a partir das folhas ou das raízes é indicado à hipertensão e deficiência cardíaca.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Dimensão internacional do Escutismo
Desde o momento da formação do Movimento que Baden-Powell teve consciência das potencialidades que o mesmo teria a nível internacional. De facto, já em 1911 B.-P. escrevia na revista "Scouter":
" Os diferentes países - 12 ao todo (N.do T., os países que, à data tinham adoptado o Escutismo) que adoptaram o Escutismo para os seus rapazes estão agora a formar uma aliança de amizade connosco de modo a praticar uma troca de ideias, correspondência e visitas e, assim, promover um sentimento de simpatia entre as gerações futuras.
A paz internacional só pode ser alcançada se for construida num único alicerce: o do desejo de Paz por parte das pessoas com uma força tal que os seus Governos se vejam forçados a agir dessa forma. Se o preço de um navio de guerra fosse disponibilizado para que pudessemos desenvolver este espírito de amizade e camaradagem internacional, acredito que os Escuteiros pudessem fazer mais pela Paz internacional que todos os navios de guerra juntos".
Um pouco mais tarde, B.-P. escrevia: "Mas, acima de tudo, os espíritos de camaradagem internacional e de boa-vontade que são cultivados nestes campos (N. do T. - Jamborees) já se estão a tornar numa força a nível mundial, algo que, há dez anos atrás, ninguém poderia prever".
Setembro 1932
O CNE, a nível da sua Secretaria Internacional tem vindo a desenvolver uma política de incentivo à realização de actividades internacionais, quer seja através de uma série de oportunidades, quer seja através da criação da figura do Interlocutor Internacional (II).
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
biblioteca
Baden-Powell Setembro, 1911
Muitas destas pequenas mensagens contêm algo que se mantem vivo passados quase 100 anos. Dentro em breve colocarei mais alguns extractos dos (vários) livros que Baden-Powell escreveu ao longo da sua vida.
vamos "dançar" ao som de um novo ritmo...
DM: "O que é e porquê um programa de renovação do Escutismo"?
IF: "A Renovação da Acção Pedagógica (RAP) é a uma tradução não literal de “Renewed Aproach to Programme”, que significa exactamente “Renovação da Abordagem ao Programa”.Este é um projecto de renovação desenvolvido a nível internacional...repensarem o projecto educativo e a oferta pedagógica".
DM: "Quais são os objectivos de base do RAP"?
IF: "Achamos que era importante reforçar a acção...de educação não formal ou seja, na linha do aprender fazendo...(Tendo em conta forma) como trabalhamos nas quatro secções faltava algo que interligasse melhor as idades. Em Portugal, notámos que nas transferências ou passagens de secções perdíamos muitos elementos porque não se adaptam à secção seguinte".
DM: "Que inovações concretas introduz"?
IF: "Sem grandes desenvolvimentos, o RAP traz: uma proposta educativa para a associação; um novo sistema de progresso; um quadro simbólico e místico renovado; uma equipa de patronos renovada; modelos de vida para ajudar a enriquecer os imaginários das actividades e seis áreas de desenvolvimento pessoal".
Alguns números e datas do projecto RAP
69 mil – número aproximado de escuteiros a nível nacional, segundo censos de 2008.
16 mil – número aproximado de escuteiros na Região de Braga, a mais numerosa do país.
94 – é o número de agrupamentos que a nível nacional estão a testar o RAP.
24 – número de agrupamentos na Região de Braga que estão a testar o RAP.
1 – Monserrate é o único agrupamento de Viana do Castelo que está incluído na fase piloto do RAP.
2001 – data do arranque do projecto em Portugal.
2003 – aprovada a definição dos objectivos.
2006 – aprovada a organização das secções.
2008 – início da fase piloto.
2009 – conclusão da fase piloto.
2010 – início da implementação em todos os agrupamentos
Como se pode verificar, o processo está bem lançado. Resta saber até que ponto se conseguirá transmitir toda a informação em tempo útil aos diversos níveis do CNE.
para continuarmos a acampar
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
rover
terça-feira, 11 de agosto de 2009
até onde ir?
III ACACENORTE
Actualização: quem estiver interessado em ver mais alguns momentos, basta entrar em contacto que eu faço chegar o resto das fotos!