domingo, 6 de setembro de 2009

Oficina do Mocho - Jogos

Continuando a ronda pelo livro "Jogos para Escuteiros" (Scouting Games), vamos olhar um jogo aquático intitulado "Caça ao Peixe"



O peixe deve ser feito com um tronco grande, trabalhado de uma forma grosseira na forma de peixe. Dois barcos vão levar a cabo a caça, cada um com uma Patrulha diferente e com o Guia a servir de capitão da embarcação, o sub-guia como o arpoador e os restantes como remadores. Cada barco pertence a um porto diferente, distanciados cerca de 1km um do outro. O árbitro leva o peixe e liberta-o a meio caminho. De seguida, é dada a partida e os dois barcos devem correr para tentar alcançar o peixe em primeiro lugar. Assim que alcançarem o peixe, os arpoadores lançam o arpão, tentam capturar o peixe e rebocam-no para o seu porto.

O outro barco, assim que alcança o peixe, também lança o seu arpão e tenta rebocar o peixe. O barco que atingir primeiro o seu porto é o vencedor.
As patrulhas vão verificar que a disciplina, o silêncio e a atenção às ordens do seu capitão são essenciais para vencer o jogo.
É possível retirar o arpão do adversário atirando o seu próprio arpão contra ele mas é absolutamente proibido lançar o arpão em direcção ao barco adversário ou algum dos tripulantes. Também é proibido tocar no peixe ou nas outras embarcações com as mãos (a não ser para evitar uma colisão).


Sem comentários: