segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Biblioteca - Gilcraft



Hoje não vou falar de um, mas de vários livros.

A série "Gilcraft" foi criada por Francis Gidney, um dirigente que rapidamente se tornou um grande amigo de Baden-Powell (que se referia a ele como o "Homem-Rapaz", dado o seu bom humor e espirito jovem).



Em 1919, Gidney foi nomeado Chefe de Campo de Gilwell, tendo ajudado a criar o primeiro curso da insígnia de madeira...



Apesar de ter estado apenas 4 anos como Chefe de Campo, revolucionou completamente o modo como a formação era feita. Nesse sentido, criou uma série de livros intitulados "Gilcraft" (o seu pseudónimo literário) com a ajuda de vários dirigentes da altura.

A lista final inclui 22 livros (com mais algumas adições posteriores) sobre os mais variados temas. O primeiro livro intitula-se "Actividades para tempos livres" (Spare Time Activities), que fala de todo o tipo de actividades: desde preparar uma fogueira sem fósforos a ideias para decorar a vara escutista e construção de mobília de campo.



A partir daí, foram abordados todos os temas que eram considerados essenciais para a boa formação dos Dirigentes: Jogos Escutistas (Gilcraft Book of Games), Pioneirismo (Gilcraft Preparing the way: pioneering), Caminheiros (Gilcraft Rover Scouts) e muitos mais...

A lista de publicações continuou muito depois da sua morte, em 1928, como consequência dos ferimentos que recebeu quando foi para a I Guerra Mundial.

A importância de Gidney para o Escutismo não pode ser subestimada. Foi ele o criador do lenço de formador, com a sua cor característica e símbologia. Segundo Baden-Powell, "foi ele que começou o treino de Dirigentes na direcção certa e criou as fundações para o espírito de Gilwell".

Sem comentários: